Medo de tomar remédio

17/11/2016

Medo de tomar remédio



A maioria das pessoas com transtorno de ansiedade e pânico tem muito medo de tomar remédios e eu também me encaixo nesta lista. 
Sempre que tenho que tomar algum medicamento, que eu nunca tenha tomado antes eu percebo que minha ansiedade aumenta, mesmo se for um simples analgésico.
Infelizmente, e ao contrário do que muitos pensam, desenvolvemos inúmeras fobias e a farmacofobia (medo de tomar remédios) é mais uma delas,além de todos os sintomas que sentimos. Outro problema muito comum é: O preconceito em relação aos medicamentos controlados, os de tarjas vermelhas e tarjas pretas, que normalmente são usados no tratamento dos transtornos ansiosos, assim como, consultarem um psiquiatra ou psicólogo, o que pode dificultar o tratamento adequado.
Observo que a primeira preocupação é saber se alguém já tomou tal medicamento e como foi o resultado. Não faça isso! Cada organismo reage de uma maneira e o que pode ser bom para um, pode não ser para outro, por isso é importante não fazer essa comparação, é preciso sentir confiança no profissional que esta acompanhando seu tratamento.
Outro fato muito comum é ler a bula do remédio e ter medo de tomar. Qualquer bula é assustadora, qualquer remédio vendido sem prescrição medica tem inúmeros efeitos colaterais. O transtorno de pânico na maioria das pessoas é acompanhado de depressão e o tratamento é fundamental para o equilíbrio emocional e para que não se desenvolva outras doenças relacionadas à ansiedade.
Importante: Antidepressivo não vicia. Os resultados não são imediatos. Nunca interrompa seu tratamento sem conhecimento do seu médico. Tire todas suas dúvidas com seu médico no momento da consulta.
Quero ressaltar que a medicina tradicional não é a única maneira de tratar os transtornos de ansiedade. Muitas pessoas optam por tratamentos alternativos e alguns por nenhum tipo de tratamento.