Coisas que você NUNCA deve dizer para pessoas ansiosas e depressivas

31/10/2016

Coisas que você NUNCA deve dizer para pessoas ansiosas e depressivas



A vida de um portador de transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e depressão não é nada fácil. A maioria das pessoas costumam citar sempre a frase “só quem passa por isso é quem sabe”, mas além disso, ouvimos alguns comentários que são totalmente desnecessários e não ajudam em nada, ao contrário, nos deixa piores. Normalmente esses comentários são de pessoas próximas. Imagino que, nem sempre é por maldade, mas por falta de conhecimento e por não ter interesse em se informar a respeito, mas o pior é, quando tais comentários são feitos por aqueles que deveriam nos esclarecer, nos explicar e nos medicar, infelizmente alguns médicos nos decepcionam, inclusive com comentários machistas.
Perguntamos aos nossos seguidores da fanpage Síndrome do Pânico https://www.facebook.com/sind.panico/ quais comentários mais bizarros/ofensivos, que alguém havia feito sobre eles? e os exemplos são:

- "Isso é frescura! coisa de menino mimado - (H.P)
- "Você ta com a cabeça muito desocupada.,mente vazia, sabe como é né"? (J.S)
- Você tem que reagir! (E.S.)
- "Isso é falta de Deus. Vamos à igreja que meu pastor tem cura pra essas possessões.” (APA)
- Um dia fui ao Hospital Psiquiátrico pegar uma receita e falei para o médico que não estava conseguindo ficar bem e ele me disse: "Uma mulher tão bonita!Vai namorar que passa!"...Oi?Foi o mesmo que dizer:"Isso é falta de homem"!Bah,se quem deveria me entender e me ajudar,diz uma coisa dessas,o que devo esperar dos outros? (M.F)

- "Não acho que você precisa de psicólogo, isso é questão de se organizar”, disse uma pessoa depois de eu comentar que não estava conseguindo fazer as coisas da faculdade. (AC)

 - Odeio quando falam, “você não tem motivo para estar assim, não está numa cadeira de rodas e nem foi diagnosticada com câncer”. As pessoas não enxergam que as fobias podem prender e limitar mais que uma cadeira de rodas, uma prisão! (A.A)

- "Acho que isso é carência sabe, acho que isso foi uma maneira de tu conseguires a atenção das pessoas" (A.S)

"Nossa mas você é um menino tão bonito , deve ser mal olhado . Vou te levar pra minha amiga que benze olhar você” (CT)

-  "você vai morrer e eu não vou cuidar de seus filhos" isso foi dilacerante por dentro e me afundando mais ainda na depressão. (S.S.S)

- "Quando você se sentir assim, você rejeita, não aceita isso não! 
Será que eu tenho essa opção, tipo não quero mais, deu por hoje!?(L.V) 

-  "Tratei-me sozinha pra depressão, porque ir pra psicólogo é coisa de gente louca e gente louca não tem que se tratar, tem que botar no manicômio e trancar até parar de dar chilique" (B.C)

Fora ser chamada de preguiçosa, vagabunda, sem fé, sem vontade, aquilo de sempre que a gente já conhece, uma pessoa me falava que minha medicação pra ansiedade era pior que a cocaína na qual ela era viciada. (J.E)

"Doença de gente rica.", "Falta de serviço.", "Isso é vontade de chamar atenção.", "Só arrumar um marido que passa.", "É preguiça.", "Sempre foi louca, agora não consegue mais disfarçar." (N.B)

Isto só acontece pra quem não tem Deus! Meu pastor mandou eu parar de tomar meus remédios,eu disse que não poderia parar assim de repente, porque iria passar mal,ele disse que eu não tenho fé. (L.M)

- Pior e achar que e falta de Deus...aí você vai à igreja fazem uma oração e dizem que, se você tiver fé vai jogar seus remédios fora a partir de agora e você esta curada...se fosse simples assim.Ai você não toma os remédios, tem uma crise de pânico com a igreja cheia vão dizer que ta possuída.
Sou evangélica, mas nem estou indo a igreja esses dias, porque sei que preciso me tratar. (P.M)

- Uma vez uma psiquiatra em uma emergência me perguntou se eu fazia sexo, eu disse que sim e ela disse , então faça mais.

- Tomara que isso não passe para meu sobrinho (T.O)
Ouvi da minha cunhada quando estava grávida.


Pedimos por favor, se você não consegue entender,fique em silêncio.