Como Controlar os Pensamentos Negativos
Sabemos que o controle do pensamento é a
chave do destino, e para aprender o controle do pensamento temos de conhecer e
compreender essas leis, assim como o químico tem de compreender as leis da
química e o eletricista, as leis da eletricidade.
Uma das grandes leis da mente é a Lei da Substituição. Isso quer dizer que o único meio de se livrar de um determinado pensamento é substituí-lo por outro. Você não pode pôr um pensamento de lado diretamente. Só pode fazer isso substituindo-o por outro. No plano físico não é assim. Você pode largar um livro ou uma pedra simplesmente abrindo a mão e deixando-os cair, mas isso não funciona com o pensamento. Se quiser pôr um pensamento negativo de lado, a única maneira de fazê-lo é pensar em algo construtivo e positivo.
Se eu lhe disser: “Não pense na Estátua da Liberdade”, é claro que imediatamente pensará nela. Se você disser: “Não vou pensar na Estátua da Liberdade”, já está pensando nela. Mas digamos que, depois de ter pensado nela, você se interessa por outra coisa que ouviu no rádio e se esquece da Estátua da Liberdade – isso é um caso de substituição.
Quando os pensamentos negativos vierem à sua mente, não lute contra eles, mas pense em alguma coisa positiva, de preferência
Acontece, às vezes, que os pensamentos negativos parecem dominá-lo de um tal jeito que você não consegue vencê-los. É a isso que damos o nome de crise de depressão, ou crise de angústia, ou quem sabe crise de raiva. Num caso desses, o melhor a fazer é procurar alguém com quem conversar sobre qualquer assunto, ir ao cinema ou ao teatro, ler um livro interessante. Se você se sentar para lutar contra a maré negativa, o mais provável é que a aumente.
(Texto do livro Faça Sua Vida Valer a Pena, Emmet Fox )