Transtorno Hipocondríaco e Síndrome do Pânico

23/11/2007

Transtorno Hipocondríaco e Síndrome do Pânico






É mais ou menos assim que ele pensa :" Da onde surgiu esta dor de cabeça, será que é um tumor, acho que eu preciso fazer um exame, mas eu já fiz a semana passada, então pode ser um derrame que esta acontecendo?" Ai ele vai ao clinico , que descarta este diagnóstico através de exames e ai imediatamente surge a possibilidade de uma outra doença : "Ahhh, então deve ser meningite!!!" E novamente enquanto ele não descarta esta possibilidade a cabeça fica o tempo todo pensando em coisas ruins.
A razão desta neurose é que embora ela seja uma caixa de horrores, a atenção da pessoa se desvia da realidade, ele não percebe, não vê, não se importa com os problemas da vida real e fica o tempo todo centrado em seus sintomas e em seus pensamentos funestos. Assim fica no seu mundinho, que por pior que seja já é conhecido e não sente necessidade de evoluir e de crescer na vida. Tal qual o Transtorno obsessivo compulsivo esta diretamente ligado a quadros de ansiedade e principalmente de depressão. São pessoas profundamente pessimistas, lotadas de sentimentos de culpa que podem ser conscientes ou inconscientes e que por isto acha que merecem um castigo (que seria a doença tão temida). Vêem tudo sob uma perspectiva sombria e acabam se viciando na permanente atitude de só olharem para sí.
TratamentoO tratamento desta neurose, tem que ser feito através de psicoterapia , para que a pessoa consiga enxergar sentimentos e conflitos que são os verdadeiros desencadeantes de seus sintomas e cismas. Se o pessimismo for profundo e arraigado o uso de medicações antidepressivas são essenciais para uma rápida melhoria do quadro . O quadro pode acontecer isoladamente ou acompanhando quadros de Depressão (onde chega ocorrer o Delírio hipocondríaco) ou do Transtorno obsessivo compulsivo (é muito comum esta associação.)
Não somatizem tanto seus sintomas. Se você já fez exames médicos procure não dar muita importância, tudo que você dá muita importância cresce.
 obrigada pela visita